
Para emitir uma nota fiscal de serviços sendo pessoa física em São Paulo, você precisa seguir alguns passos e cumprir determinadas obrigações. Visto que você sendo uma pessoa física, pode emitir nota fiscal de serviços da prefeitura de São Paulo.
Dessa maneira preparamos um guia de 4 passos para você emitir nota fiscal de serviços em São Paulo:
1. Verifique se você está obrigado a emitir nota fiscal
Em primeiro lugar, nem todas as atividades realizadas por pessoas físicas exigem a emissão de nota fiscal. As empresas de comércio, precisam abrir um cnpj para emitir suas notas fiscais. No município de São Paulo, é necessário emitir nota fiscal de serviços quando você presta algum serviço de forma autônoma ou como profissional liberal.
2. Faça o cadastro na Prefeitura
Em seguida, você precisa se cadastrar como prestador de serviços na Prefeitura Municipal para emitir sua nota fiscal como pessoa física. O cadastro é realizano do DRM – Departamento de Receitas Mobiliárias ou na SMF – Secretaria Municipal de Finanças, dependendo da sua região.
Ainda assim certifique-se de ter todos os documentos necessários em mãos, como RG, CPF, comprovante de endereço, entre outros.
3. Emita a nota fiscal sendo pessoa física
Assim que tiver com seu login e senha que você criou no cadastro feito no DRM ou SMF, acesse o site da nota do milhão para emitir sua nota fiscal de serviços.
4. Faça o recolhimento do ISS da sua nota fiscal como autônomo
Por fim, acesse o site da prefeitura de São Paulo. Você consegue consultar de acordo:
- com o ano vigente;
- Valor do imposto
Porém se precisar de ajuda, consulte um contador para auxiliá-lo nesse processo e garantir o cumprimento das obrigações fiscais. Se não tiber um a Empreende Aqui pode te ajudar.
Lembre-se de que essas são orientações gerais e é fundamental que antes de emitir sua nota fiscal de serviços como pessoa física, consulte a legislação municipal atualizada e buscar o suporte de um profissional contábil para garantir que você esteja cumprindo corretamente todas as obrigações fiscais.
Também deverá ser verificado, se a empresa pra quem você está prestando serviço, aceita uma nota fiscal emitida como profissional autônomo, e se não será necessário um CNPJ.
Deixe um comentário