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Como construir uma carreira de sucesso?

Por Leandro Batagin / 7 min de leitura

Construindo uma carreira de sucesso - Empreende Aqui Blog

Em diversas áreas, há bastante competitividade entre profissionais. Mas você pode estar se perguntando: Como construir uma carreira de sucesso?

Para construir uma carreira de sucesso, em primeiro lugar é crucial reconhecer que este é um processo contínuo e multifacetado. Principalmente, envolve a definição clara de metas e objetivos profissionais.

Posteriormente, é necessário adquirir as habilidades e a educação necessárias, seguidas pela aplicação prática desses conhecimentos no mundo real. Ao longo do caminho, a adaptação às mudanças do mercado, a busca por oportunidades de crescimento e o desenvolvimento de uma rede de contatos robusta são etapas fundamentais.

Assim, esta introdução irá explorar as diversas facetas envolvidas na construção de uma carreira bem-sucedida, oferecendo insights e estratégias para navegar neste caminho dinâmico e recompensador.

Vamos neste texto, falar sobre comportamentos e habilidades que possam agregar em sua carreira. 

Você já ouviu falar em Hard skills e Soft skills?  

Definições:  

Portanto, vamos falar sobre o termo Skill, palavra inglesa, que significa habilidade, habilidade é um tipo de trabalho ou ofício que requer um treinamento especial e conhecimento.  

  • Hard skills são habilidades técnicas, que podem ser adquiridas por meio de treinamento, educação ou experiência. São todas as competências contidas no currículo do profissional, através da sua formação acadêmica, cursos, etc. Importantíssimas para adquirir uma carreira. 
  • Soft skills são as habilidades comportamentais, como, a boa comunicação, liderança, habilidade na tomada de decisões, gestão de conflitos, e bom relacionamento entre equipes. Mas, essa habilidade, envolve traços de personalidade, cultura, comportamento que diferenciam as pessoas, ou seja, habilidades interpessoais.  

Qual a diferença entre elas?

A diferença entre elas é que enquanto a Soft tem mais a ver com quem somos e a Hard tem mais a ver com o que sabemos. Sendo assim, a Soft pode ser difícil de mudar e adquirir, e a Hard pode ser aperfeiçoada com o tempo.  

Então, se nos aprofundarmos na história do trabalho, podemos ver a grande quantidade de mudanças que ocorreram até o dia de hoje, o quanto a tecnologia mudou, a criação de novos trabalhos, e a necessidade de comportamentos diferentes que temos que ter num ambiente corporativo.  

Antigamente saber fazer, era mais que necessário, o trabalho era algo repetitivo, e bastante manual. 

Contudo, hoje, a maioria desses trabalhos foram substituídos por maquinas, e os trabalhos hoje, envolvem mais que só um trabalho repetitivo, podemos resumir que envolve três competências: Fazer, ser e agir.  

FAZER SER AGIR 
Competências técnicas e cientificas, adquiridas por meio da experiencia profissional. São traços de personalidade do profissional, e relações sociais de trabalho, como comunicação, iniciativa, ser apto a mudanças, resiliente, entre outras capacidades. Praticidade para resolução de conflitos, trabalhar bem em equipe e ser um bom líder. 

Diversos estudos são feitos regularmente referente ao tema, de comportamento, habilidades, etc. 

Então, obviamente que não podemos generalizar as definições constatadas nos estudos, cada emprego, tem seu diferencial, não podemos levar em consideração que um vendedor tenha que ter as mesmas habilidades de um programador.

Afinal, cada um exige uma habilidade mais especifica do que o outro. 

Contudo, vamos citar aqui, um pouco sobre um livro, e sobre um estudo, os quais contém um conteúdo bem interessante. 

Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes de Stephen R. Covey. 

Quais são esses hábitos?  

1. Ser proativo (a):

Resumidamente, Covey cita que cada um deve ter iniciativa e responsabilidade de fazer as coisas acontecerem, e ser um bom resolvedor de problemas;  

2. Ter o objetivo em mente: 

Começar o dia com a imagem mental de onde você quer chegar, ter foco na sua liderança pessoal e traçar o caminho que deve trilhar para atingir os resultados requeridos;  

3.  Começar com o mais importante:   

O autor garante que um gerenciamento eficaz, se baseia em fazer primeiro aquilo que for mais relevante.

Saber gerenciar bem o tempo é muito necessário, fazer as tarefas de forma bagunçada, e sem uma estratégia, faz com que os resultados não sejam tão bons quanto esperado;  

4. Pensar com a lógica ganha-ganha

Entretanto, Isso significa que todos devem conseguir resultados satisfatórios em qualquer relação. Isso garante que o todo tenha sucesso. O autor garante que a longo prazo, se um não ganha, todos perdem; 

5.  Buscar entender antes de ser entendido

A comunicação é muito importante, não apenas no ambiente de trabalho, como na vida. Muitas vezes ocorrem falhas em diversos processos, pela falta de saber escutar, e entender;  

6. Criar sinergia:

A sinergia gera interações mais confiáveis, a partir da união de forças. Assim, esforços conjuntos podem gerar resultados melhores, do que iniciativas individuais;  

7. Recalibrar quando preciso: 

Para Covey, esse é o habito que torna todos os outros possíveis. Ele envolve o autocuidado, ou seja, a renovação das quatro vertentes, física, mental, social e espiritual. 

Para que tenhamos bons resultados, precisamos estar bem. Então, para o autor, ser eficaz já é um pré-requisito para sobreviver e prosperar no mercado atual.  

O estudo que iremos citar foi realizado pelo Fórum Econômico Mundial, em que cita que as habilidades mais demandas dos profissionais no futuro.

São eles:

  1. Pensamento analítico e inovação; 
  2. Criatividade;  
  3. Liderança; 
  4.  Cestão de pessoas;  
  5. Coordenação; 
  6. Programação;  
  7. Inteligência emocional;  
  8. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade; 
  9. Julgamento e decisões; 
  10. Raciocínio logico; 
  11. Orientação para servir;  
  12. Negociação; 
  13. Flexibilidade cognitiva; 
  14. Entre outros. 

Assim, o que podemos perceber, é que em ambos, a tomada de decisões e resolução de problemas, são habilidades importantíssimas nos dias de hoje, sendo um grande diferencial.  

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A carreira profissional, deve ser pensada como uma estrada em constante construção e evolução. 

Que, se bem trilhada, poderá conduzir ao sucesso. Enfim, hoje em dia, é mais que necessário, que tenhamos um emocional maduro e preparado para várias adversidades e mudanças, não só o conhecimento técnico.  

Contudo, a pratica do autoconhecimento, é muito válida, através dessa pratica, você terá mais facilidade em traçar seus objetivos de carreira, e ter um plano de ação para que o alcance.  

Em conclusão, “Construir uma Carreira de Sucesso” é um empreendimento que demanda dedicação, estratégia e adaptabilidade. A chave para o êxito reside na combinação de metas claras, educação contínua, desenvolvimento de habilidades relevantes e uma forte rede de contatos. Além disso, é essencial manter a flexibilidade para adaptar-se às mudanças do mercado e às novas oportunidades. Assim, ao manter o foco, a persistência e a abertura para o aprendizado e inovação, é possível alcançar uma trajetória profissional gratificante e bem-sucedida. Portanto, construir uma carreira de sucesso é um processo contínuo de crescimento pessoal e profissional, pavimentando o caminho para realizações significativas e satisfação duradoura.

Obrigada a você que leu até o final deste artigo, espero ter agregado algum conhecimento a sua carreira. E vamos continuar construindo essa estrada longa, e acompanhar todas as mudanças que vão aparecendo nesse caminho.  

Escrito por:
Formado em contabilidade pela PUC-Campinas e MBA em Gestão de Negócios pela IBEMEC. Trabalhou por 10 anos em uma empresa de auditoria (BIG4), em 2017 fundou a Empreende Aqui.
Leandro Batagin:

Ceo e Fundador da Empreende Aqui

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