Como emitir nota fiscal no novo sistema emissor do SEBRAE?
Por Leandro Batagin / 7 min de leitura
Com o avanço da tecnologia e a constante busca por soluções mais eficientes e acessíveis, o SEBRAE lançou um novo sistema emissor de nota fiscal, visando facilitar o processo de emissão de documentos fiscais para micro e pequenas empresas. Neste texto, exploraremos passo a passo como utilizar esse novo sistema, destacando suas principais funcionalidades e oferecendo orientações práticas para que empresários e empreendedores possam realizar a emissão de notas fiscais de forma simples e eficaz. Prepare-se para desbravar o novo sistema emissor do SEBRAE e simplificar ainda mais a gestão tributária de seu negócio.
Passo 1:
Primeiramente você deverá acessar o site através deste link.
Em seguida, clique na opção “Comece a emitir agora”.
Agora acesse utilizando o seu CPF e SENHA e clique em ENTRAR.
Caso não possua cadastro, será necessário efetuar um novo através do botão Cadastre-se.
Passo 2:
Enfim, com o cadastro em mãos, acesse o menu emissor fiscal e selecione o tipo de nota fiscal que deseja emitir.
Em dados gerais selecione o tipo da nota fiscal que será emitida (entrada ou saída), coloque a data da emissão, e se será um caso de exportação.
No campo do destinatário, preencha com os dados do seu tomador de serviços, caso não tenha cadastrado no emissor será necessário criar um fornecedor.
Em seguida preencha com dados para endereço de faturamento e entrega e em seguida clique em salvar.
Próximo, passo 3:
Com essas informações inseridas, selecione a natureza de operação e o CFOP que será utilizado para emitir a NF.
Então, caso possua dúvidas em relação ao CFOP, o recomendado é entrar em contato com o seu contador para evitar problemas com a emissão da nota fiscal.
Para cadastrar o produto, acesse a aba cadastros > produtos e adicione um novo.
Você possui dois modalidades de cadastros, sendo eles:
Se optar pelo cadastro manual, preencha os campos obrigatórios que estão em cor de cinza escuro como: DESCRIÇÃO, TIPO DE ITEM, UNIDADE E PREÇO DE CUSTO E VENDA VAREJO.
Passo 4:
No campo FISCAL, preencha com os dados:
TIPO DE MERCADORIA;
NCM;
ORIGEM;
CEST: se for um caso de substituição tributária.
Após preencher os dados, clique em salvar para efetuar o cadastro do produto.
Em seguida, selecione os produtos que serão vendidos e adicione a informação se terá desconto/frete:
Caso tiver uma transportadora específica preencha os dados:
Por fim:
Selecione o tipo do pagamento:
E por último clique em emitir.
Contudo, se você tiver dificuldades específicas durante o processo de emissão da nota fiscal no sistema do emissor, recomendo que entre em contato com o suporte técnico do SEBRAE para obter orientações mais precisas e personalizadas.
Com o novo sistema emissor de nota fiscal do SEBRAE, empreendedores têm à disposição uma ferramenta poderosa para simplificar e agilizar o processo de emissão de notas fiscais. Assim, ao seguir o passo a passo fornecido e aproveitar as funcionalidades oferecidas, os pequenos negócios podem ganhar mais eficiência em sua gestão financeira, cumprir suas obrigações fiscais de forma mais fácil e rápida, e concentrar-se no crescimento e desenvolvimento de seus empreendimentos. Portanto, aproveite ao máximo essa solução desenvolvida pelo SEBRAE e impulsione o sucesso do seu negócio.
Escrito por:
Formado em contabilidade pela PUC-Campinas e MBA em Gestão de Negócios pela IBEMEC. Trabalhou por 10 anos em uma empresa de auditoria (BIG4), em 2017 fundou a Empreende Aqui.