Categoria
Por Leandro Batagin / 7 min de leitura
O Contrato Social é um dos documentos mais importantes no âmbito empresarial, sendo o alicerce legal para a formação e estruturação de empresas. Portanto, neste texto, exploraremos o que constitui um Contrato Social, seu significado e os elementos que o compõem.
O documento não apenas define a natureza da empresa, mas também estabelece as responsabilidades e os direitos dos sócios, a distribuição de lucros e perdas, e outras regras essenciais para a governança corporativa. Portanto, ao longo desta introdução, destacaremos a importância do Contrato Social na criação de uma base sólida para a atividade empresarial, enfatizando seu papel vital na definição legal e operacional das empresas no Brasil.
Afinal, muitos empreendedores fazem essa pergunta quando dão o “ponta pé” inicial para a formalização do seu negócio, a abertura do CNPJ.
Assim como quando nós nascemos, precisamos de uma certidão de nascimento onde consta todas as informações importantes sobre nós, a empresa que também é uma pessoa, porém uma pessoa jurídica, o contrato social tem o mesmo papel que a certidão de nascimento.
O Contrato Social, é um documento que vai registrar informações como:
Todavia, como os órgãos governamentais precisam registrar este documento, ele possui validade jurídica, e todas as informações nele contidas também têm total validade.
Assim, vale sempre lembrar, que o ideal, é o empreendedor procurar uma consultoria especializada no assunto para orientá-lo em todos os passos para elaboração de um Contrato Social.
Em seguida, vamos mostrar todos os passos que você deve seguir para elaborar um Contrato Social.
Em primeiro lugar, essa é uma etapa muito importante e padrão na elaboração dos contratos, onde é necessário informar quem são os sócios da empresa e todas as informações sobre eles (Nome completo, endereço, profissão, estado civil, RG, CPF e outros);
Em segundo lugar, essa etapa, o responsável deve descrever os serviços e/ou produtos que a empresa desenvolverá e as atividades que ela executará. Para definição das atividades da empresa, você pode começar consultando a Classificação Nacional de Atividades (CNAE), disponível no site da receita federal (site) e do Concla IBGE.
No site da Receita Federal, você pode usar palavras-chave para procurar o código da atividade que sua empresa desenvolverá. Já no site do IBGE, você pode discriminar a atividade que sua empresa desenvolverá em um campo específico, e após uma análise de alguns dias, o IBGE enviará o código de atividade que melhor se enquadra.
No entanto, deve-se ter muita cautela e atenção nesta etapa, pois uma vez definidas as atividades da empresa, utilizará esse código CNAE para a emissão de notas fiscais, portanto, uma escolha errada pode trazer transtornos burocráticos para corrigir o erro.
Em terceiro lugar, define-se o tipo de empresa pela sua atividade principal ou finalidade, o que interfere diretamente na apuração dos impostos durante a emissão de notas fiscais. Existem mais de 20 tipos diferentes de empresas, contudo, as mais comuns são:
Uma orientação importante, é que determinadas atividades são vedadas em alguns tipos de empresas. Por exemplo:
Personal Trainer é uma atividade vedada, que não pode ser utilizada se o tipo de empresa for Microempreendedor Individual (MEI);
Deve-se escolher o local com cuidado, pois o governo frequentemente controla essa decisão, exigindo que certas atividades sejam realizadas em locais específicos.
Em seguida, deve-se definir e descrever no contrato social a porcentagem de participação de cada sócio na empresa. Contudo, é necessário também, definir qual o sócio responderá como responsável legal pela empresa na Receita Federal, ele responderá por todos os assuntos legais e burocráticos.
Ao mesmo tempo, deve-se especificar no contrato social o pró-labore, que é um valor pago pela empresa aos sócios, como outro ponto importante.
Preâmbulo
É a qualificação dos sócios, todas as informações importantes sobre cada um dos sócios;
Por fim, são essas cláusulas que compõem um Contrato Social de uma empresa, no entanto, ele é apenas um modelo.
Em suma, o Contrato Social é um elemento fundamental no mundo dos negócios, servindo como o documento fundador de uma empresa. Ele não apenas estabelece a estrutura legal e operacional da empresa, mas também garante clareza e segurança para os sócios, investidores e outros stakeholders. Ao detalhar aspectos cruciais como a divisão de capital, gestão e operações da empresa, o Contrato Social ajuda a prevenir conflitos e promove uma gestão transparente e eficiente.
Deixe um comentário
Sem comentários
Posts relacionados