Categoria
Por Leandro Batagin / 6 min de leitura
Dropshipping, o que é? Gostaria de saber o que é e como funciona? Então esse texto é para você.
Essa modalidade, é uma operação nova no meio comercial. Visto que, ainda não temos uma norma legal que defina exatamente como ela deve funcionar.
Essa modalidade é voltada para os e-commerces e marketplaces, onde permite que a empresa efetue uma venda sem ter estoque físico das mercadorias vendidas. Permitindo assim uma grande facilidade na logística.
1) a empresa que realiza a venda de uma determinada mercadoria atua como uma intermediária entre o fornecedor e o comprador.
2) A entrega da mercadoria, é feita pelo fornecedor direto para o comprador, sem antes passar pela loja, assim não gerando um estoque.
3) E por fim o intermediador é remunerado pelo serviço realizado.
Essa solução pode ser muito vantajosa para pequenas empresas, que não tem um espaço para manter um estoque físico, e talvez um capital para toda operação logística de manter os produtos em um estoque físico.
Com o Dropshipping você não precisa lidar com todo o processo de separação da mercadoria, conferência, embalagem e envio.
Antes de qualquer decisão de implementação o ideal é planejar, defina qual será seu nicho de mercado, pesquise fornecedores que aceitem essa modalidade, e os preços de todos os produtos.
É imprescindível fazer uma boa análise de fornecedor, para que ele tenha um bom monitoramento do estoque, e não ocorra da sua empesa realizar a venda, e o produto não estar mais disponível para envio.
Também que haja uma comunicação segura e ágil entre sua empresa e o fornecedor.
Em caso de troca ou devolução, a obrigação entre a comunicação entre comprador e fornecedor é do intermediador da venda, porém, o processo de logística fica pela responsabilidade do fornecedor.
Como se trata de uma atividade de intermediação, o CNAE ideal é o:
7490-1/04 – ATIVIDADES DE INTERMEDIAÇÃO E AGENCIAMENTO DE SERVIÇOS E NEGÓCIOS EM GERAL, EXCETO IMOBILIÁRIOS.
Esse CNAE não permite que a empresa se enquadre no MEI, podendo se enquadrar no Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.
1) Primeiramente, a loja virtual (intermediador) publica os produtos a venda.
2) O cliente realiza a compra dos produtos.
3) O intermediador repassa o pedido para o fornecedor.
4) Por fim, o fornecedor faz todo o processo de separação da mercadoria, embalagem e envio para o cliente.
Esse modelo de negócio é simples, porém, exige uma boa organização e controle, vamos ver o que pode se tornar uma desvantagem.
Por se tratar de uma prestação de serviços, a nota fiscal será de serviço. A nota de venda, quem irá emitir é o seu fornecedor. Essa nota fiscal poderá ser emitida pelo sistema disponibilizado pelo seu município, ou por algum sistema próprio.
Se você está iniciando nesse ramo de vendas online, o Dropshipping é uma ótima opção, pelo fato de ser uma modalidade simples. Tenha bastante organização, e pesquise bem seus fornecedores antes de iniciar as vendas, e busque sempre um diferencial para poder ter sucesso nas vendas.
Deixe um comentário
Sem comentários
Posts relacionados