Categoria
Por Leandro Batagin / 6 min de leitura
A emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é uma obrigação para muitos empreendedores e prestadores de serviços na cidade de São Paulo. No entanto, o processo pode parecer um tanto complexo à primeira vista. Mas não se preocupe. Neste guia passo a passo, vamos explicar de forma clara e prática como emitir a NFS-e na cidade de São Paulo, para que você possa cumprir suas obrigações fiscais de maneira eficiente e sem complicações.
Primeiramente, a empresa deverá solicitar o credenciamento na prefeitura de São Paulo.
Então, uma senha será enviada ao seu e-mail para acessar o site da nota do milhão.
Todavia, após efetuar o acesso será necessário preencher uma configuração inicial com os dados da empresa. Com todos os dados devidamente configurados. Assim, podemos começar a emissão.
Segue um passo a passo bem simples e prático de como emitir sua NFS-e em São Paulo.
No seu campo esquerdo, em ambiente restrito, clique em Emissão de NFS-e.
Portanto o sistema abrirá os seguintes campos:
Opções:
Você deve selecionar esta opção para os serviços em que você deve recolher o ISS no município de São Paulo.
Selecione esta opção para os serviços em que o ISS deve ser recolhido fora do município de São Paulo. Estes serviços estão sujeitos à fiscalização destes municípios, mas também continuam sujeitos à fiscalização de São Paulo. Se o prestador selecionar essa opção, ele deverá obrigatoriamente preencher o campo “município da prestação”
Selecione esta opção para operações enquadradas no disposto no Art. 2º, inciso I, da Lei nº 13.701/2013. Os serviços de exportação estão sujeitos à fiscalização do município de São Paulo.
Por fim, preencher o quadro Natureza da operação:
Selecione, para operações sujeitas à incidência do ISS, executadas ou não no município de São Paulo.
Selecione, para operações em que o prestador é imune ao ISS, executados ou não no município de São Paulo.
Para operações em que o serviço é imune ao ISS, também executados ou não no município de São Paulo.
Selecione esta opção pra operações isentas ao ISS.
Poderá selecionar esta opção os serviços tributados no município de São Paulo. Marque caso a lei tenha concedido isenção ao serviço ou ao prestador, aponte a obrigatoriedade de observação da alíquota efetiva mínima, descrita no Art. 8º A, 1º, da Lei Complementar 116, de 31 de julho de 2003.
Selecione esta opção na hipótese de existir ação judicial com suspensão da exigibilidade do crédito tributário relativo ao serviço prestado.
Logo abaixo, coloque o CNPJ do Tomador do Serviço e clique em avançar.
Caso o tomador do serviço seja estabelecido fora do País, não colocar nenhum dado e clicar em avançar. Assim, abrindo a tela a seguir:
Por fim, clique em Emitir.
Assim obtendo sua NFS-e São Paulo, por exemplo:
E assim concluímos nosso guia passo a passo sobre como emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) na cidade de São Paulo. Contudo, esperamos que este tutorial tenha sido valioso para você, ajudando a desmistificar o processo e torná-lo mais acessível. Mas, lembre-se de que a emissão correta da NFS-e é essencial para o cumprimento das obrigações fiscais e para manter sua atividade empresarial de forma legal e transparente.
Se surgirem dúvidas adicionais ou se você precisar de mais orientações, não hesite em buscar ajuda de um contador ou consultar as fontes de informação da prefeitura de São Paulo. Continue se mantendo informado e atualizado sobre as regulamentações fiscais, pois isso é fundamental para o sucesso e a sustentabilidade do seu negócio. Desejamos a você todo o sucesso em sua jornada empresarial na cidade de São Paulo!
Deixe um comentário
Sem comentários
Posts relacionados