Categoria
Por Miguel Nascimento / 5 min de leitura
Sabemos que o Regime tributário do Simples Nacional é um sistema simplificado quando se trata de impostos. Mas apesar de ele ser simples, é preciso entender os detalhes no momento da geração da guia, como a declaração e o extrato. E para isso, preparamos um passo a passo especialmente para você saber como emitir o Extrato do Simples Nacional de uma maneira rápida e muito simples.
Antes de mostrarmos como emitimos o Extrato do Simples Nacional, é importante entender essa tributação que depois do MEI é a mais utilizada no Brasil.
Em princípio, o Simples Nacional é um regime tributário simplificado no Brasil que foi criado para facilitar o pagamento de impostos por parte das micro e pequenas empresas. Visto que ele unifica vários impostos em uma única guia de pagamento, simplificando assim a burocracia e reduzindo a carga tributária para essas empresas.
Os principais tributos que são unificados no Simples Nacional incluem:
A empresa precisa cumprir certos critérios, como limite de faturamento anual, para aderir ao Simples Nacional, e não pode exercer certas atividades vedadas pelo regime. Além disso, o Simples Nacional oferece uma tabela de alíquotas progressivas, de acordo com o faturamento da empresa, o que significa que empresas com menor faturamento pagam menos impostos. No entanto, é importante que os empresários mantenham conhecimento das regras e regulamentos específicos do Simples Nacional, uma vez que o regime possui limitações e obrigações próprias que requerem conformidade.
Visto que, o objetivo do Simples Nacional é estimular o empreendedorismo, simplificar a vida das pequenas empresas e promover a formalização de negócios no Brasil.
É possível gerar o Extrato do Simples Nacional de uma forma automática quando fazemos a transmissão dos dados da empresa para a Receita Federal.
E por isso é tão importante a verificação deste documento.
Vamos lá, o primeiro passo é acessar o site do Simples Nacional:
Feito isso, clique em PGDAS-D E DEFIS –A partir de 2018 conforme a imagem:
Você poderá acessar com o código de acesso ou certificado digital.
Em seguida, clique na opção “Declaração Mensal” e depois em “Consultar declarações” informando o ano desejado.
Feito isso, irá aparecer essa tela para você e para gerar o Extrato do Simples Nacional, basta clicar em Extrato.
Prontinho, você terá em mãos o Extrato do Simples Nacional da sua empresa.
Com isso poderá verificar a Receita Bruta mensal e dos 12 últimos meses, folha de salários, informações do pagamento dentre outras informações necessárias.
Por fim, manter os impostos em dia faz parte da rotina de todo departamento fiscal. Por sua vez, para verificar a quitação dos tributos apurados por meio da guia de recolhimento PGDAS, basta você acessar o Portal do Simples Nacional, ou através do acesso via e-CAC.
Ambos os sites são de confiança jurídica e devem ser verificados constantemente afins de evitar débitos com a Receita Federal e prezar pela organização tributária da sua empresa.
Gostou da dica de hoje? Deixe o seu feedback nos comentários.
Deixe um comentário
Sem comentários
Posts relacionados