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Como abrir uma loja de roupas?

Por 
Leandro Batagin
 / 
8 min de leitura
Esta pensando em montar uma loja de roupas? Aqui explicamos tudo o que você precisa saber para iniciar seu novo negócio.


Abrir uma loja de roupas é um empreendimento empolgante, mas que requer planejamento e estratégia cuidadosos. Este texto destina-se a guiar futuros empreendedores através dos passos cruciais de Como abrir sua loja de roupas? Desde a escolha do nicho de mercado até a definição do público-alvo, cada etapa é fundamental para que ao abrir sua loja de roupas, você tenha sucesso. Além disso, abordaremos aspectos importantes que você deve se atentar ao abrir sua loja de roupas, como a seleção de localização, aquisição de estoque, estratégias de marketing e gestão eficiente. Assim, com um planejamento detalhado e uma execução cuidadosa, é possível transformar o sonho de ter uma loja de roupas em uma realidade lucrativa e gratificante. Esperamos que goste do nosso guia para Abrir sua Loja de Roupas o quanto antes 😁.

O que você verá nesse texto:

  • Estudo de mercado;
  • Processo de formalização;
  • Definição do público-alvo;
  • Observar a região onde pretende abrir a loja;
  • Espaço interno;
  • Planejamento de negócios e gestão;
  • Recrutamento de pessoal;
  • Invista na divulgação da sua empresa;
  • Quanto custa para abrir uma loja?
  • Investir em uma franquia poderá ser uma boa opção?
  • Qual CNAE utilizar em meu CNPJ?
  • O CNAE 4781-4/00 é fator R?

Comprar roupas não e apenas uma necessidade de se manter bem-vestido, mas sim uma maneira de expressão e apresentação perante a sociedade, por isso é muito importante ter alguns critérios para acertar na compra perante a esse mercado que é tão grande e tão concorrido.  

O primeiro passo, é gostar de trabalhar com comércio e principalmente vender roupas. Essa poderá ser uma boa ideia para você que está buscando inovação e conquista perante o mercado de trabalho.  

Estudo de mercado de loja de roupas 

Antes de abrir qualquer empresa, e necessário fazer uma boa pesquisa de campo, ou seja, entender melhor os percentuais de ganho e lucro e tentar enxergar as vantagens neste mercado tão concorrido.  

Responder algumas perguntas para si mesmo poderá te trazer maiores clarezas do objetivo que deseja alcançar.  

Contudo, você deverá saber de qual forma está querendo atingir seus clientes, fornecedores e parceiros. Com essa pesquisa e possível entender o mercado de trabalho e como seus concorrentes se comportam perante a esse cenário comercial.  

Processo de formalização da sua loja de roupas

Segundo passo será necessário definir qual será o tipo de empresa que deseja abrir, sendo EI, LTDA, EPP, ME, MEI.

Posteriormente, ao escolher o tipo jurídico, deverá escolher o regime tributário da sua empresa:  

Simples Nacional: O Simples Nacional é permitido para as microempresas e empresas de pequeno porte.

O recolhimento dos impostos é facilitado, através de uma única guia mensal contendo todos os impostos, sendo eles Federais, Estaduais e Municipais.  

Lucro Presumido: Para o cálculo dos impostos nessa modalidade, deverá ser aplicados percentuais determinados pela atividade prestada na empresa.   

Assim, diferente do Simples Nacional, os impostos do Lucro Presumido são em guias individuais e com vencimentos alternados.  

O ISS, PIS E COFINS são tributados mensalmente. Agora o IRPJ e a CSLL são tributados trimestralmente, no qual o valor não é fixo e dependerá do faturamento da sua empresa.  

Lucro Real: No Lucro Real a tributação é aplicada com base no lucro líquido auferido no período que pode ser encontrada pela subtração entre a Receita e as despesas dedutíveis.  

Definição do público-alvo

Para definir quem será seu público-alvo é preciso fazer uma pesquisa sobre os seus futuros clientes.

Essa pesquisa consiste em qual tipo de pessoas eu desejo atender? Qual o estilo? Com qual marcas eu desejo trabalhar? 

Quais as referências que esse grupo tem em termos de vestuário? Qual faixa etária?  

Entre os tipos de roupas, você poderá trabalhar com uma moda específica como por exemplo:  

  • Loja exclusiva de departamento feminino, masculino ou infantil; 
  • Público variado e acessórios; 
  • Produtos esportivos; 
  • Grifes renomadas; 
  • Moda intima; 
  • Roupas de praia; 
  • Moda plus size; 
  • Roupas de bebês. 
Abrir sua Loja

Observar a região onde pretende abrir a loja  

Analisar a concorrência também faz parte do processo. Afinal você precisa saber qual é o tipo de pessoas que trafegam por aquele local para determinar qual será o tipo de mercadorias que irá trabalhar em sua loja. Isso é avaliar o mapa de fluxo de venda.  

Se pretende abrir uma loja do departamento esportivo, será uma boa ideia abrir a loja perto de academias, quadras de esportes, pistas de caminhadas por exemplo.  

Entretanto, é importante que a localização esteja situada nas proximidades do seu público em questão, ela é um fator imprescindível para definir o público-alvo.  

Estudar com cautela as possíveis lojas concorrentes próximas ao seu ponto comercial irá te fazer buscar diferenciais para se destacar perante a esse cenário de atuação.  

Espaço interno 

A fachada da loja diz muito sobre o local, procure cores atrativas que torne o ambiente aconchegante e convidativo para as pessoas.  

Por fim, sua estrutura deverá ser suficiente para estoque de roupas, provadores, toaletes, espaço para o caixa da loja e um escritório para gerenciar as finanças.  

Planejamento de negócios e gestão  

É interessante nessa etapa, contar com a ajuda de um contador pois ele te dará todo o suporte necessário para que você comece a sua empresa com muito sucesso.  

Então, também, é importante lembrar que o planejamento financeiro começa muito antes do projeto sair do papel, existe todo um estudo antes das portas se abrirem e para isso é necessário muito cuidado e cautela nos detalhes.  

Sobretudo, é por meio do plano de negócios que você irá decidir o tamanho da sua loja, os materiais necessários a qualquer loja (araras, manequins, espelhos, computadores, móveis etc.) e como você irá fazer o controle dos mais variados processos gerenciais da sua empresa.  

O plano de negócio trará uma visão de quantos meses serão necessários para gerar o retorno financeiro do seu investimento.   

É uma visão para o futuro, mas com atenção total ao andamento no presente, porque ele se baseia nas definições de investimento, de preço dos produtos, de gastos, dos aspectos legais e de eventuais financiamentos.  

Recrutamento de pessoal  

Para abrir um comércio de roupas você precisará de consultores qualificados e que esbanjem simpatia para que os seus clientes sejam bem recepcionados.   

Além de que são eles que estarão na linha de frente.

Crie um ambiente receptivo, no qual os clientes se sintam confortáveis e incentivados a comprar. Por isso manter o bom trabalho em equipe fará com que isso se torne uma ferramenta facilitadora da sua loja.  

Se for trabalhar com marca Plus Size, por exemplo, procure pessoas que atenda a esse padrão oferecido pela loja para não causar constrangimento na hora da compra.  

Invista na divulgação da sua empresa.  

Com o planejamento em mãos, chegou a hora de atacar nas redes sociais.  

Seja bem apelativo nos meios de comunicação, rádios, jornais, panfletos, digital influencers, para tentar atingir o maior número de pessoas possíveis.  

Ofereça promoções especiais para clientes da internet, ofertas relâmpagos, descontos na primeira compra, enfim procure estratégias que busquem a fidelização dos seus clientes.  

Ter uma digital influencer na abertura da loja irá ajudar bastante, pois essas pessoas já são bem-vistas na cidade, ainda mais fazendo propaganda para a  sua loja, provando as roupas isso irá fazer com que instigue a vontade do cliente de ir comprar.  

Quanto custa para abrir uma loja?  

Não podemos generalizar um valor em questão porque esses valores se diferenciam de acordo com a necessidade e o porte da loja.   

O que podemos fazer é especificar possíveis gastos: 

  • Abertura de CNPJ; 
  • Gastos fixos (aluguel, internet, telefone e outros); 
  • Compra inicial de roupas. 

Esses valores podem diferenciar muito pois você pode montar a sua loja em algum espaço disponível na sua casa, por exemplo. Dessa forma, gastos com aluguel já podem ser descartados.  

Investir em uma franquia poderá ser uma boa opção?

Uma das vantagens de se abrir uma franquia e o fato de não se preocupar com o público-alvo e com os fornecedores pois isso já é um critério pré-estabelecido quando se contrata uma franquia.  

O fato de as franquias serem bem-vistas, diminui de certa forma os custos com divulgação e captação de novos clientes.  

Qual CNAE utilizar em meu CNPJ?  

O CNAE utilizado deverá ser: 4781-4/00 - Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios.  

A alíquota inicial para empresas optantes do Simples Nacional é de 4% considerando um faturamento de até 180 mil reais.  

Por exemplo:

Faturamento de R$30.000,00 * 4% = R$1200,00   

Agora se for optante pelo MEI, o faturamento estimado por ano é de 81 mil, com uma única guia fixa e mensal para recolhimento no valor de R$61,60  

Agora ficou mais fácil visualizar a sua loja de roupas não é mesmo? Por isso junte todas as suas ideias e estude elas a partir das informações que oferecemos a você nesta matéria.  

Em conclusão, montar uma loja de roupas envolve uma série de passos estratégicos e bem planejados.

Por fim, ao seguir estas diretrizes e manter um olhar atento às tendências do mercado e às necessidades dos consumidores, é possível estabelecer uma loja de roupas de sucesso. Portanto, com dedicação, pesquisa e um toque de criatividade, você pode transformar sua visão empreendedora em uma realidade próspera no mundo da moda.

Consultora Fiscal na Contabilizeaqui 

Escrito por:
Leandro Batagin
Formado em contabilidade pela PUC-Campinas e MBA em Gestão de Negócios pela IBEMEC. Trabalhou por 10 anos em uma empresa de auditoria (BIG4), em 2017 fundou a Empreende Aqui.
Leandro Batagin
 : 

Ceo e Fundador da Empreende Aqui

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