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1 de 19

Como criar o nome da empresa?

Por 
Leandro Batagin
 / 
8 min de leitura
Como criar o nome da empresa? - Empreende Aqui Blog

Como criar o nome da empresa? Quando se inicia o empolgante processo de lançar uma nova empresa, um dos primeiros desafios cruciais é escolher o nome.

Afinal, o nome de uma empresa não é apenas uma identificação; ele se torna parte integrante da sua marca, refletindo sua missão, visão e valores. Portanto, neste guia, vamos explorar, passo a passo, como criar o nome perfeito para sua empresa, utilizando estratégias criativas e considerando a importância da escolha para o sucesso a longo prazo do seu empreendimento.

Com esse texto você verá: 

  • Qual a importância do nome empresarial?
  • Como definir o nome para empresa?
  • Quais as regras para definição do nome?
  • 8 dicas para definição de nome empresarial.
  • Quais as consequências de um nome mal escolhido?

Qual a importância do nome empresarial?

A importância do nome empresarial está em diversos fatores que individualiza a empresa e seu sócio. 

O nome é o elo entre a marca e o consumidor, sendo associado diretamente ao segmento em que a empresa atua.

O nome empresarial identifica a empresa, atividade e o sujeito de direito que está exercendo a atividade prestada. 

Além disso, o nome empresarial faz parte do estabelecimento da empresa. 

Você sabe o que é estabelecimento empresarial? Calma que iremos te explicar! 

Estabelecimento empresarial corresponde ao conjunto do patrimônio da empresa que permite o desenvolvimento de determinada atividade empresarial. 

Assim, o nome empresarial faz parte do patrimônio de empresa. 

Imagine a seguinte situação: 

Você tem uma determinada empresa e resolve vende-la a terceira pessoa, seu nome poderá remanescer agregado ao mesmo empreendimento. 

Sim, o nome acompanhará a empresa ainda que gerenciado pelo adquirente (comprador) do estabelecimento. 

Entretanto, todas essas disposições deverão estar acordadas em contrato. 

O nome também beneficiara a empresa a atrair clientela. Você imaginava?! 

A escolha de um nome a empresa atribui sinais distintivos relacionados a empresários ou aos demais empreendimentos diversos. 

Esses sinais, por individualizar os empreendimentos, tornam-se importantes do ponto de vista econômico, atraindo clientes e investidores. 

Portanto, o nome e a marca da empresa são invioláveis e passíveis de valoração econômica. 

Nesse sentido, a definição do nome da empresa implica em dois fatores: 

1) Um nome mal escolhido pode trazer uma imagem ruim para a empresa e perder investidores. 

2) Problema e não estar de acordo com as normas da junta comercial e acarretar em uma alteração de nome para adequar ao que a junta precisa. 

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Como definir o nome da empresa?

A legislação define duas opções de nome para as empresas de acordo com a escolha do sócio. 

O nome empresarial atenderá aos princípios da veracidade e da novidade e identificará, quando assim o exigir a lei, o tipo jurídico da sociedade. 

A legislação determinará a formação do nome empresarial e o que poderá compor a nomenclatura. 

A formação irá depender da opção que o empresário escolher, ou seja, o nome empresarial por denominação ou firma. Vamos entender melhor cada uma delas? 

Quais as regras para definição do nome?

As regras para definição do nome estão disponível no art. 1.155, caput , do Código Civil e descreve as duas espécies de nome empresarial :

  • firma; 
  • denominação. 

A diferença básica entre ambas se institui pela formação do nome e a composição. 

Na firma (individual ou coletiva), o nome empresarial se formará pela utilização dos nomes pessoais dos empreendedores. 

Nesse caso poderá utilizar o nome completo do sócio ou abreviados, acrescentando-lhes, ainda, “designação mais precisa” de suas pessoas “ou do gênero de atividade”. 

Por sua vez, na denominação, em vez do nome dos empreendedores, o que a caracterizará será o objeto social. Assim, na denominação a atividade desenvolvida irá individualizar o estabelecimento. 

Portanto, na denominação poderá utilizar expressões ou palavras que denotem a atividade exercida pela empresa.

Ainda é possível a mistura entre o nome dos empreendedores e o ramo de atividade tanto na firma quanto na denominação. 

Atenção! Na utilização da atividade será possível apenas para especificar o objeto social. 

Contudo, já no segundo caso, no nome do sócio será usado para homenagear o “nome do fundador, acionista, ou pessoa que haja concorrido para o bom êxito da formação da empresa”. 

Nas empresas que optam pela escolha do tipo jurídico sociedade limitada é importante inserir LTDA ao final. 

A inserção da palavra limitada (própria da sociedade limitada) estará a restringir a responsabilidade dos sócios do empreendimento. 

No caso, da omissão da mesma palavra poderá determinar “a responsabilidade solidária e ilimitada dos administradores que assim empregarem a firma ou a denominação da sociedade. 

Como também, em relação ao porte poderá ter menção também no nome empresarial, como no caso das “Microempresas” e das “Empresas de Pequeno Porte ”. 

Contudo, no porte poderão acrescentar ao nome escolhido as locuções ou as abreviaturas ME e EPP 

8 Dicas para definição do Nome Empresarial:

Definir o nome empresarial é um passo fundamental no processo de criação de uma empresa. O nome escolhido desempenha um papel crucial na identidade da empresa e na sua capacidade de se destacar no mercado. Aqui estão 8 dicas para ajudá-lo a escolher o nome empresarial certo:

1) Considere os clientes que terá 

Os clientes da empresa têm certa participação no crescimento da empresa e na propaganda da empresa.  O nome empresarial bem definido terá maior facilidade de que o cliente entenda melhor a finalidade da empresa. 

2) Analisar a necessidade de comunicação 

Entender as necessidades de comunicação da empresa e como será essa comunicação, é importantíssimo para definição do nome da empresa. É preciso entender como é a empresa e qual o serviço prestado para que essas características auxiliem na formação do nome. 

3) Analise a viabilidade do nome 

Verifique se o nome escolhido está disponível para sua empresa e não foi utilizado por outra empresa. O nome será o cartão de visita a sua empresa e precisa ser exclusivo. 

Então, identificar isso logo no começo da jornada contribui para que o nome seja mais forte e original e, o principal, exclusivo para a empresa.  

4) Analise os aspectos jurídicos 

Realize a verificação das normas da junta comercial para definir a razão social da empresa. Pois, a definição de um nome que não observa os requisitos empresariais pode gerar uma necessidade de alteração do contrato da empresa. 

5)  Nome empresarial de acordo com o ramo 

Todavia, escolher um nome de acordo com a atividade exercida pela empresa ajudara na publicidade e divulgação do negócio.  Se sua empresa for no ramo de engenharia e construções, por exemplo, um nome que traga confiança e passe a sensação de uma empresa séria e segura é o ideal. 

6) Humanize o nome escolhido 

Muitas empresas adotam em seus nomes, expressões, palavras chaves que afetam o cliente positivamente. 

Um exemplo disso é a Cacau Show ou Bauducco, são marcas que criam um vínculo com o cliente.  Humanizar a razão social da empresa ganha destaque entre as outras empresas e aproxima-se do consumidor 

7) Procure Simplificar 

O nome empresarial simples ganha destaque nas propagandas e comunicações. Portanto, pensar em nomes com poucas sílabas ou com fácil pronúncia é o ideal. 

Procure ter cuidados com nomes com a pronuncia diferente ou complicada, os nomes mais simples podem ajudar muito. Os nomes simples podem não fazer sentido sozinhas, mas, veja como causam um grande impacto, por exemplo: Google, Bing, Nike, Adidas. 

8) Criatividade 

Por fim, a criatividade para criar o nome da empresa pode ser o seu diferencial entre a concorrência.  A inscrição regular do nome empresarial, se respeitados os princípios da novidade e da veracidade, poderá prevenir a captação indevida de clientela , uma das expressões da concorrência desleal. 

Para isso, é preciso que ele se diferencie dos concorrentes e que seja de fácil fixação na lembrança deles. 

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Quais as consequências de um nome empresarial mal escolhido?

As consequências de um nome mal escolhido, além de não serem boas para a imagem da empresa, podem acarretar problemas. 

Por isso, é importante verificar se sua marca está de acordo com as especificações da Junta Comercial, por exemplo. 

Evite também a escolha de nomes parecidos com a concorrência, isso afeta a credibilidade do empreendimento. Como também, nomes genéricos que ampliam a empresa confundem os clientes sobre do que se trata a empresa. 

Em síntese, a escolha do nome da sua empresa é um processo estratégico que deve ser abordado com cuidado e atenção aos detalhes. Neste guia, percorremos todas as etapas, desde a geração de ideias até a avaliação da viabilidade legal e de mercado.

Portanto, ao seguir essas diretrizes e considerações de como criar nome da empresa, você estará bem preparado para criar um nome impactante e memorável que contribuirá significativamente para o sucesso e reconhecimento da sua empresa no mercado competitivo.

Escrito por:
Leandro Batagin
Formado em contabilidade pela PUC-Campinas e MBA em Gestão de Negócios pela IBEMEC. Trabalhou por 10 anos em uma empresa de auditoria (BIG4), em 2017 fundou a Empreende Aqui.
Leandro Batagin
 : 

Ceo e Fundador da Empreende Aqui

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